quarta-feira, 12 de novembro de 2008

There's always hope (?)

No meio de um turbilhão de coisas eu acabo escrevendo muito. Ou não escrevendo nada. Eu escrevo melhor quando estou triste... mas tenho preferido guardar as eventuais tristezas pra mim nos últimos tempos. Quando feliz, escrevo com simplicidade e lógica absurdamente clara...

Os últimos dias foram conturbados... final de semana no meio de amigas felizes, amigas tristes, novos casais cheios de potencial, festas estranhas, banda de música pop, amiga que volta... vontades, vontade de dançar, desencontros, ferroadas, uma segunda-feira triste, conversas, mel, briga curada, a impressão da minha mono, o sumário que me enlouquece... meu cachorro querendo sentar nos meus pés agora... meu sono, minha vontade de uma massagem... e de comer doce-de-leite com os dedos...


Então pra não correr o risco de dizer nada ou quem sabe falar demais, um texto que adoro e que hoje lembrei enquanto falava sobre a esperança com a Amanda:


"Pandora trouxe os vasos com os males e o abriu. Era o presente dos deuses aos homens, um presente de bela e sedutora aparência, denominado 'vaso da felicidade'. Então, dele saíram voando todos os males, seres vivos alados: a partir de então, vagueiam em torno de nós e causam danos ao homens dia e de noite.

Um único mal não tinha ainda escapado do vaso: então Pandora, seguindo a vontade de Zeus, fechou a tampa e ele ficou lá dentro.

O homem tem para sempre agora o vaso da felicidade em casa e pensa que maravilhoso tesouro tem dentro dele; está a seu serviço e o toma nas mãos quando tem vontade; pois não sabe que este vaso trazido por Pandora é o vaso dos males e toma o mal que ficou dentro como a maior das felicidades- é a esperança.

Zeus queria, com efeito, que o homem, mesmo torturado por outros males, não rejeitasse contudo a vida, mas continuasse a se deixar torturar sempre de novo.

Por isso dá ao homem a esperança: na verdade, ela é o pior dos males, pois prolonga os tormentos dos homens."


Nietzsche, lógico.

5 comentários:

Adele Corners disse...

éééééé.... affff

q bom q tu já imprimiu a mono, aliás.

o q precisar, estamos aí.

Anônimo disse...

"Por isso dá ao homem a esperança: na verdade, ela é o pior dos males, pois prolonga os tormentos dos homens."

Tem uma frase do Quintana, que diz que "A esperança é um urubu pintado de verde".

Desde sempre eu carrego o meu urubuzinho no ombro direito, como um papagaio de pirata. Apesar de às vezes parecer inútil, acho impossível viver sem esperança, sem acreditar que alguma coisa pode acontecer e mudar tudo pra melhor... A vida só tem sentido assim pra mim.

Beijão!!!

Adele Corners disse...

Quintana tb é foda. Meu poetinha favorito...

dessa... disse...

Amor, obrigada...
foi uma sensação muito boa entregar ela na mão dos professores ontem. E que venha a banca...

Melzinha,
eu carrego o meu também... eu realmente gostaria de dar algumas coisas por acabadas, solucionadas... mas eu sempre fico pensando que algo vai mudar, que vai fazer diferença... e continua sempre tudo igual. Principalmente quando se trata de pessoas.

enfim... hoje adoraria fugir pra algum lugar tipo... Botswana.

Anônimo disse...

Que legal isso...