quarta-feira, 23 de julho de 2008

as gavetas... as mais desorganizadas

De todas essas correntes de pensamentos felizes que estão circulando por ai, derivados do Segredo (que eu não lí), manuais de auto-ajuda e etc, a mais fofa certo que vem do Peter Pan, que puxei da estante ontem porque ainda não tinha lido e aproveitei que estava com dois livros na mesinha de cabeceira (eu tinha que aprender a focar numa coisa só).

Barrie fala de mind drawers, algo como gavetas da mente e da reorganização dos nossos pensamentos, feita diariamente.

Lembrei das eternas crianças com que convivo... que não são poucas, e lembrei da minha mãe.
Não conheço o texto em português, uma tradução sem compromisso:

"É o costume noturno de toda boa mãe, depois de seus filhos pegarem no sono, vasculhar suas mentes e organizar as coisas para a próxima manhã, recolocando no lugar certo os muitos itens que andaram vagando durante o dia. Se você pudesse se manter acordado (mas é claro que você não pode), você veria sua própria mãe fazendo isso e você acharia interessante observá-la. É como arrumar gavetas. Você observa ela olhando alguns dos conteúdos, imaginando onde você conseguiu aquilo, fazendo descobertas doces e não tão doces, e apressadamente tirando-as de vista. Quando você acorda de manhã, as maldades com as quais você foi pra cama foram dobradas bem pequenas e colocadas no fundo da sua mente; e, em cima, cuidadosamente ventilados, estão espalhados os seus pensamentos mais bonitos, prontos para serem vestidos."


É por isso que eu amo os clássicos infantis... a simplicidade como tudo funciona. Ventilando os melhores pensamentos. Essa é a diferença que algumas pessoas tem observado... Também uma maneira romântica de explicar o velho lema: dar importância ao que tem importância... e a cada pessoa a sua devida importância. Fica tudo tão fácil... e simples.

Sigo pedindo toda noite a mesma coisa... que um dia vai ficar dobrada bem no fundo da gaveta. Bem pequena.





... perguntado sobre o que era necessário pra voar:
"you just think lovely wonderful thoughts," Peter explained, "and they lift you up in the air."


4 comentários:

Adele Corners disse...

Se Dona Sílvia organizasse mesmo essas tuas gavetas... imagina os sustos que ela levaria?

hehehehhehehehe

dessa... disse...

hehehehehehehehehehehe
neeeem, eu sou um exemplo de comportamento.
0_o

devo isso a organização dela... e a minha teimosia em desdobrar o que ela esconde no fundo da gaveta hehehe

Anônimo disse...

Amei, amei, amei... sou fã (nática) de histórias infantis. E copiei a última frase pro msn.

Tão lindo isso. O problema é que nem sempre a gente consegue ter só pensamentos bonitos e legais. E é nessa hora que a gente cai!

Beijão!!!

dessa... disse...

eu vivo lendo coisas pra crianças... não raro aprendo mais. a gente acaba se afastando com o tempo de algumas coisas simples demais... mas que são essenciais :)

beijo, linda!