quinta-feira, 31 de julho de 2008

"Há sentido no sofrimento"

o que me embala desde ontem: Sempre Brilhará (Celso Blues Boy)


"Não é da falta de bem-estar que um coração como o seu pode sentir falta. Aflige-se com a idéia de estar por muito tempo enterrado na obscuridade? O tempo, em si mesmo, não é nada: a questão não está no tempo, mas no senhor. Transforme-se em um sol, e toda a gente o verá. O sol deve ser, antes de tudo, o sol."


Crime e castigo demorou, achei que não fosse acabar nunca. Não que o livro seja ruim, mas eu que tenho dificuldade de focar em uma coisa só por muito tempo (vide meus namoros de 4 meses), lí 7 livros enquanto lia ele paralelamente nesses dois meses.


O Dostoiévski era um jogador sem esperança, mas cada vez que ele ficava na miséria, sentava e escrevia uma maravilha (os fins justificam os meios)... Todo mundo no livro é paupérrimo, bêbado e sofre de uma auto-piedade mais que irritante. Eu odeio auto-piedade. Se é pra sentir pena de sí mesmo, senta alí no canto e chora sozinho. Sofre com dignidade, criatura! Os que escapam disso são loucos... ou mais certos que nós todos juntos. As mulheres ou são santas, ou são... é.

Ainda com vontade de arrancar a cabeça do Svidrigáilov no capítulo sobre a lisonja (é só chutar uma pedra pra achar outros iguais), parando por aqui pra não falar demais da história... mas um dos melhores livros que já lí...

E sobre crimes e erros:

"- É preciso que aceites o sofrimento e te redimas por meio dele."

"(...) Quer saber minha opinião a seu respeito? Considero-o como um desses homens que deixariam arrancar as entranhas e ainda olhariam sorrindo para os seus torturadores, contanto que tivessem encontrado uma fé ou Deus. Pois bem, procure essas coisas e viverá. Antes de mais nada, há muito tempo que o senhor precisa mudar de ares. Depois, o sofrimento é uma coisa boa. Sofra."

Bora pra uma livraria... que o meu veio como presente de aniversário muito apreciado :)
(ainda sem dedicatória. humpf)

6 comentários:

Anônimo disse...

Your blog is very creative, when people read this it widens our imaginations.

Adele Corners disse...

Páááááára!

Tá, sexta-feira resolvo teu problema!!!!!!!!!!!

Humpf.

(vai uma dedicatória desaforada aí?)

laine. disse...

se a cíntia eu fosse, uma dedicatoria escrevreia:

"dessa, lê essa porra e para de enxe meu saco....!"

dessa... disse...

Do livro La Vie en Rose, regrinha pra uma vida feliz n° 298:
NUNCA DÊ UM LIVRO DE PRESENTE SEM ANTES ESCREVER UMA DEDICATÓRIA.

já que ela vai resolver meu problema (ooou!), não vou mexer em time que ta ganhando!

e eu mereço as melhores dedicatórias do mundo... pela persistência (que teimosia é coisa de fraco!) hehe

beijos

Manô disse...

Namoros de 4 mêses, hahaha! Esse é exatamente o tempo que os meus duram quando "não são pra ser".

Já decidi que só assumo depois se passar dos 4. É a melhor forma de se preservar.

Bjs

dessa... disse...

ah, eu perdia o interesse depois de 4 meses...
menos o último, que eu acabei por necessidade e não por vontade.
tu bem lembra... deus do céu hehe

beijo!