terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Trocando o amargo pelo mel e as cinzas pelas rosas

ouvindo: Tu vens (Alceu Valença)


Tomei um banho gelado e senti minha pele fria depois de tantos dias. A correria pro Natal se repete todos os anos e apesar do calor, me divirto na rua comprando os presentes que vou largando embaixo da árvore de Natal. As noites são mais tranquilas e tenho dormido com a janela aberta pra sentir o vento e o cheiro que vem das árvores do parque. As noites de céu limpo na janela enorme ao lado esquerdo da cama tem me feito bem.


Eu já não acho a minha tranquilidade em ninguém além de mim mesma, assim como não acredito mais em ninguém a ponto de confiar a minha tranquilidade.
Achei que o ócio das férias recém iniciadas funcionaria como um diabinho da discórdia, mas todo esse tempo livre e a ausência de culpa pelo meu descanço é exatamente o que eu precisava pra repensar várias coisas, inclusive a relação com o que eu sou.


Prometi o ano inteiro que ia começar a ler aquele volume único de 900 páginas de The Mists of Avalon e realmente comecei... numa alegria simples por ser tão fácil, por não sentir o peso da "próxima coisa a ser feita". Resolvi ler o Tempo e o Vento mais uma vez, depois de 10 anos. Assim, tenho passado horas lendo e mantendo minha cabeça ocupada.


Tento me desculpar pelos descuidos ao longo do ano e por ter negligenciado algumas relações, passo muito tempo com a minha mãe, conversando ou jogando conversa fora, como se eu conseguisse recuperar todas as horas que me afastei porque precisava. Tenho saudades do meu pai até ele chegar toda sexta-feira a noite e entrar no meu quarto dizendo "oi, minha macaca". Nunca deixei de dar valor pra minha família, assim como eu já morei em outro país e voltei por causa dos meus pais... e tanta gente que me olha torto por isso, como se a idiota fosse eu por valorizar o que eles desconhecem.
Passando o stress de final de ano de toda mãe (porque elas surtam, Deus??), o plano é deitar no sofá e assistir Sessão da Tarde com ela.


No restante do tempo, em alguns dias quase o tempo todo, tenho a companhia de várias pessoas que não me dão folga no telefone, os que passam aqui pra me dar um beijo, os que me tiram de casa, os que me encontram na rua... mas dou pouco ou nenhum tempo pra net ultimamente.


Em uma desses poucos momentos online, no domingo, pula uma janelinha do msn com alguém que me devia um pirulito há 3 meses. Eu tenho um respeito todo especial por pessoas que mantém promessas.. mais ainda quando elas envolvem pirulitos de maçã verde.


A conversa evoluiu pra um café e, por fim, uma janta numa chácara com gente diferente e de coração tranquilo, com sorriso largo e sincero. E eu acabo a noite com ele parando o carro numa estrada deserta e me ensinando a identificar estrelas no céu da noite quente. Algumas pessoas só fazem bem.


Essa é a paz dos dias que eu quero pra mim.

3 comentários:

Unknown disse...

Guria, tu não me fala em mãe estressada no final de ano... a minha está impossível!!! Já estão jurando de novo que o próximo Natal não vai ter festa aqui, ou, pior, cogitando fazer churrasco, blaaaargh!!! Terrorismo!!!

Tu vai pra praia ou algo assim nas próximas semanas?

bjos

Adele Corners disse...

Chicabons.

Paulo disse...

Como me faz bem ler o que tu escreve.

Beijo!