sexta-feira, 24 de outubro de 2008

do verbo: enxergar

"... Passei a olhar os retratos do tempo com um misto de curiosidade e espanto. [...] As posições e os semblantes das pessoas na hora do clic são reveladores de seus sentimentos. Um olhar oblíquo congelado para a eternidade, a proximidade ou o distanciamento, uma simples mão no ombro, tudo isso pode significar maior ou menor afeto de um personagem para o outro. Numa foto de família, por exemplo, um bom intérprete de fisionomias é capaz de dizer quem é o filho favorito, qual é o estágio do relacionamento entre o casal, quem é amigo verdadeiro, quem está feliz com o momento e quem sorri apenas porque o fotógrafo mandou dizer xis. [...]
Alguém já escreveu que o retrato é um texto visual, que registra não apenas o momento, mas também a história passada e as ambições futuras dos retratados. Pode ser. Porém o que mais me impressiona é essa sua capacidade de escancarar sentimentos.
Faz sentido: o rosto de uma pessoa geralmente expressa coragem, sofrimento, medo, paixão, alegria e tristeza. O rosto é o espelho da alma. Um retrato, portanto, nada mais é do que uma alma capturada."


Texto de Nilson Souza, num pedacinho de Zero Hora velha que encontrei no meio de alguns papéis.


É por isso que eu gosto de fotografar pessoas. Acho um tédio fazer fotos de paisagens. Eu gosto de gente. Eu gosto dos olhos, eu gosto do jeito de sorrir por uma felicidade ou de tentar dissimular uma ausência... e perceber isso como um tipo de coragem dolorida que enche de tristeza. Eu gosto dos sorrisos cheios de dentes, gosto dos gritos que ficam pra sempre e dos sentimentos que eram e não são mais. Eu gosto da transparência... como uma das únicas formas de justiça ao que tu realmente é.

Uma foto sem um elemento humano perde metade do encanto pra mim. É uma delícia fotografar a grandeza de algumas coisas em pequenos momentos corriqueiros.

Não vejo a hora de chegar o verão e me perder nos cursos de fotografia que estou querendo fazer há tempos.

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.

3 comentários:

laine. disse...

aí tu faz (mais um) boock meu??
mas sem aquelas plumas, e maquiagem e flash e ventilador na cara....

dessa... disse...

hahahaha
faço sim!

eu tava falando sobre isso com a gázi e a thaila no final de semana... eu detesto aquelas fotos que as pessoas parecem um arranjo de bolo, cheias de tules e babados, chapeuzinho sei lá o que. bléh.

vou fazer o que sempre faço contigo e com várias pessoas: te observar correndo por ai e fotografar o que tu é :)

beijooo

james emanuel de albuquerque disse...

Sempre uma delícia seu blog!

Um abraço.